domingo, 13 de setembro de 2015

Put some farofa - Gregório Duvivier (53)

Leitura Mágica 2015


Livro lido para o desafio do Blog Scrap pelo Brasil. Para o primeiro tema deste mês: Autor Brasileiro. Eu ainda não tinha lido nenhum livro deste autor, mas conhecia o trabalho dele em Porta dos Fundos.


Tema: Autor Brasileiro
Gênero:  Comédia
Título: Put some farofa
Autora: Gregório Duvivier
Editora: Companhia das Letras
Número de Páginas: 208
Ano de publicação: 2014


Sinopse:
Don´t repai the mess. The house is yuors. I make question. Pardon anything. Go with god. Come back always. Publicada em Julho de 2014, a crônica que dá título a este volume, que cria uma conversa imaginária de um brasileiro com um gringo visitando o Brasil durante a copa, rapidamente se tornou um viral de internet, até ser comentada em artigo do Washington Post.
Trata-se de uma amostra da verve humorística - embebida de zeitgeist, crítica ferina e muito afeto- de Gregório Duvivier, um dos autores mais promissores do Brasil na atualidade. Reunindo o melhor de sua produção ficcional, Put some farofa traz textos publicados na Folha de São Paulo e esquetes escritos para o canal Porta dos Fundos, além de alguns inéditos.
Se Gregório traz o raro dom da multiplicidade, tendo se destacado no cenário cultura brasileiro ao mesmo tempo como ator, roteirista, comediante, cronista e poeta, também múltiplo é este volume, que transita entre ficções, memórias de infância, ensaios sobre artistas que o influenciaram, artigos panfletários, exercícios de linguagem e outras experimentações. Os textos vão da pauta que está sendo debatida naquele dia no jornal ao completo nonsense; do amor ao ódio, do tímido ao universal.
No conjunto, o que espanta no autor é o frescor, a coragem, a visão transformadora e, sobretudo, a capacidade inesgotável de se renovar a cada semana, contando sempre com a inteligência e a sensibilidade do leitor

Dei boas risadas lendo este livro! Embora não goste muito de livro de crônicas, este foi gostoso de ler.


Boas Leituras
Hélvia Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário