sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

O Cortiço - Aluísio Azevedo (7)

Como eu já havia dito antes, eu estava lendo dois livros. Um deles foi o Êxtase, sobre o qual foi a última postagem. E o outro é esse, O Cortiço. Este eu li para o Projeto Leitura Mágica 2015 do mês de fevereiro, tema "Clássicos da literatura Brasileira".
Leitura cansativa, como tantos outros clássicos, com palavras que já estão em desuso, com narração muito descritiva, e repleto de personagens secundários. Não faz parte do meu estilo literário.



Sinopse:
O livro conta a história do caminho que João Romão percorre para ficar rico. Para conseguir atingir esse objetivo, ele, que é o dono do cortiço, explora seus empregados e até comete furtos. A sua amante, Bertoleza, trabalha continuamente, sem folgas ou descansos.
Ao lado do cortiço, mora Miranda, um comerciante bem sucedido, que entra em disputa com João Romão por uma braça de terra que quer comprar para aumentar seu quintal. Como eles não entram em acordo, eles rompem relações. Movido por uma extrema inveja de Mirando, João passa a trabalhar arduamente para conseguir ficar mais rico do que seu rival. Quando Mirando recebe o título de barão, aos poucos João percebe que não basta apenas ganhar dinheiro, mas também participar ativamente da vida burguesa, com o ler livros e ir ao teatro, por exemplo.
O relacionamento entre Miranda e João Romano melhora quando João passa a tentar imitar as conquistas do rival, tanto que o cortiço passa a ser um lugar mais organizado e agradável e passa a se chamar Vila João Romão. João começa uma amizade com Miranda e pede a mão de sua filha em casamento, mas tem Bertoleza atrapalhando os seus planos.
Dessa forma, João a denuncia como escrava fugida, e em um ato de desespero, ela acaba cometendo o suicídio. Assim. ele fica livre para se casar e se encerra o livro.


52 livros em 52 semanas - semana 7
Já estou com duas semanas adiantadas.... Espero manter o ritmo durante todo o ano...

Boas leituras
Hélvia Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário