terça-feira, 27 de janeiro de 2015

A escrava Isaura - Bernardo Guimarães

Falta agora os dois últimos livros que eu já li neste mês.

Um deles será para o Desafio das Capas do Recanto da Mi, com uma animal na capa. O livro é: Uma curva na estrada, de Nicholas Sparks. (em fevereiro faço a postagem dele).

E o outro é um clássico brasileiro, que ainda estou a decidir se será ele para o Desafio Leitura Mágica de fevereiro, pois estou lendo um outro clássico.


  • A escrava Isaura - Bernardo Guimarães (4)





Sinopse:
Publicado em 1875, o romance gira em torno da tão conhecida escrava Isaura, que, não fosse a cor da pele e a aparência de nobre, passaria despercebida em meio à  tantas outras escravas.
Isaura nasce da relação entre uma escrava negra e o feitor, de origem italiana, da fazenda do terrível Leôncio. Sua mãe morre vítima de maus tratos e o pai é mandado embora, porém como um presente dado pelo destino (ou não!), a menina acaba sendo criada pela mãe de Leôncio, mulher benevolente, que vê na pobre criatura a filha que não teve.
No entanto, como é de se esperar, tendo em vista o gênero narrativo em questão, o sofrimento que aflige a moça se dá do início ao fim da história, e mesmo não vivendo na senzala como os outros escravos, os conflitos internos que a permeiam, acabam fortalecendo o fato de que aquela não é sua realidade.
Depois de muito sofrer nas mãos de Leôncio, Isaura foge com seu pai para Recife, e lá conhece um homem nobre, bondoso e corajoso, e mesmo quando esse descobre a condição social da moça, continua a lutar por ela.
O problema é que os tais conflitos faz com que ela, mesmo vendo o amor verdadeiro de Álvaro, esteja o tempo todo dividida entre a razão  o fato de ela, ainda que branca, ser uma escrava e não pertencer à alta classe social) e a emoção ( o amor por um homem de alto escalão social, com condição totalmente contrária à sua).
O autor, ao escrever, coloca doses de realidade em meio aos devaneios de Isaura e às falas adocicadas do casal de mocinhos,
Álvaro representa uma classe que lutava em prol da libertação dos escravos, os abolicionistas, diferente de Leôncio, personagem que simboliza os senhores de escravos.
O livro "A escrava Isaura" exerce um importante papel no cenário literário brasileiro justamente pelas críticas que faz à escravidão.


Boas Leituras
Hélvia Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário