quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

O Castelo de Otranto - Leonel Caldela (04)



04/60
Este foi o primeiro livro que eu li para este desafio, proposto pelo blog A Garota com os livros. Não tem ordem de leitura mas eu me propus ler na ordem da figura, então o primeiro foi sobre a realeza.




Tema: Realeza
Gênero:  Romance Gótico
Título:  O Castelo de Otranto
Autora:  Horace Walpole
Editora:  Nova Alexandria
Número de Páginas: 151
Ano de Publicação:  2010 (esta edição)



Sinopse:
Publicado em 1784, esta é a primeira história de terror da literatura, inspiradora de muitos autores de Romantismo, e exercendo influência decisiva nas obras de Edgar Allan Poe e Lovecraft.
Por meios ilícitos, o príncipe Manfred apropria-se indevidamente de um castelo pertecente a sua família, forçando o casamento com sua sobrinha. Mas uma antiga maldição o impede de ter a posse definitiva da propriedade, pois forças sobrenaturais agem contra o destino.


Bom livro. Mas fiquei um pouco decepcionada, achei que teria mais suspense e terror, como é dito que tem na apresentação do livro.
Uma história de arranjos de casamentos para manter o poder do principado e de disputa de trono, mesclado com o sobrenatural. Nada de muito especial.
Mas é um clássico! A fórmula inicial dos romances sobrenaturais e de terror. Um novo (para a época) gênero criado pelo autor, o romance Gótico. Talvez por isso tenha achado que faltou suspense... o gênero estava sendo criado...
Recomendo para aquelas pessoas que gostam de ler marcos da literatura.


Boas leituras
Hélvia Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário