quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Antes, o Verão - Carlos Heitor Cony (15)

52 Livros em 52 Semanas

Semana 6 (01 à 07/02/15)




Título: Antes, o Verão
Autor: Carlos Heitor Cony
Editora: Alfaguara
Número de Páginas: 200
Ano de Publicação: 2007 9ª Edição



Sinopse:
Antes, o Verão, é considerado um dos livros mais marcantes e líricos de Carlos Heitor Cony. Conta a história de um homem na faixa dos 40 anos que constrói uma bela casa de frente para o mar, em Cabo Frio, litoral do Rio de Janeiro, para morar com a mulher, Maria Clara, e os filhos.
Bem sucedido nos negócios, Luís é um homem que se julga independente e que escapou da influência do poderoso sogro, um empresário que desaprovara a união com Maria Clara. E a construção da nova casa parecia refletir o auge de sua vida profissional e pessoal. Já instalados em Cabo Frio, Luís e Maria Clara amam-se como nos tempos de recém-casados.
Mas nem tudo corre como planejado. Construída em local desabrigado, praticamente deserto, a casa não resiste aos ventos da região, que carregam areia e minúsculos grãos de sal para todos os cômodos. Assim como a casa, seu casamento também começa a ruir.
Na opinião de Otto Maria Carpeaux, Antes, o Verão, publicado em 1964, alçou Cony ao patamar de autores como Sartre, Beckett e Moravia. Chegou a ser adaptado para o cinema em 1968, com Norma Bengell e Jardel Filho nos papéis principais.



Apesar da importância da obra, não foi um livro que me agradou. A impressão que tive ao lê-lo foi como se eu estivesse assistindo um capítulo de novela no meio da trama, sem ter assistido a nenhum antes. Algumas coisas passam em branco, sem finalizar, E acaba!
Espero que o próximo seja mais interessante...



Boas Leituras
Hélvia Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário